sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Como ajudar o seu filho ler com discernimento




 
"Mãe, eu estou sem livros para ler novamente."

"Sério? Não lhe dei um há poucos dias? "

Meu filho é um leitor voraz. Ele puxou a mim. Quando criança, muitas vezes eu fiquei acordado até tarde da noite só para ler mais um capítulo. Sou grato pelo gosto de leitura que ele tem, mas muitas vezes eu não consigo acompanhar seu apetite.

Quando meus filhos estão fisicamente com fome, eu às vezes lhe dou qualquer coisa que eu posso encontrar para aumentar o açúcar no sangue e eles pararem de choramingar. Mas quando se trata do apetite de meu filho para os livros, eu não consigo lhe dar qualquer coisa para ler. Alimentos pré-embalados e uma boa refeição caseira irão igualmente encher a barriga, apesar do último ser melhor para o corpo. Quando se trata de alimentar o desejo do meu filho de ler, eu quero lhe dar o que é saudável para a mente, coração e alma.

Uma seleção de bons livros para os nossos filhos lerem é importante para o seu crescimento na fé, assim como para sua alfabetização, conhecimento ea vida emocional. Ensiná-los a como fazer por si mesmos é ainda melhor.

Uma vez eu fiz uma lição para ajudar os meus filhos a entenderem como eles precisam processar o que eles aprendem, seja de livros, televisão, internet, amigos ou da escola. Usando uma peneira colocada sobre uma tigela, derramei tomates enlatados. Eu disse a eles que a peneira (filtro) representa a Palavra de Deus, ea comida enlatada é o que eles aprenderam. Eles têm que filtrar tudo o que aprendem através da Palavra de Deus. Aquilo que permaneceu no filtro era a verdade, mas tudo o que foi para a tijela era falso. Os livros que nossos filhos lêem precisam ser avaliados por meio de nossa cosmovisão bíblica.

Então, como é que nós, como pais, determinamos o que é um bom livro para os nossos filhos para sua leitura?


Cosmovisão
 Qual é a visão de mundo do autor? É contrário à Bíblia? Há percepções de graça comum no livro que podem ser extraídas? Mesmo que o livro não tenha sido escrito a partir de uma cosmovisão bíblica, ele ainda pode incluir muitas verdades bíblicas. Se você é incerto, considere lê-lo primeiro ou lê-lo ao lado de seus filhos e discuti-lo com eles. Em seu livro lit!, Tony Reinke diz o seguinte sobre a leitura de livros não escritos a partir de uma cosmovisão cristã:
“As Escrituras nos oferecem a única visão de mundo coesa e consistente. As Escrituras nos equipam para avaliar o que lemos nos livros e nos ajuda a perceber melhor a verdade onde quer que apareça. Os cristãos podem ler uma ampla variedade de livros para o nosso benefício pessoal, mas só se ler com discernimento. E só vamos ler com discernimento se as convicções bíblicas estiverem firmemente estabelecidas em nossas mentes e corações. Uma vez que elas estão, nós temos um critério para determinar o que é ouro puro e o que é inútil.”

Quando nossos filhos são os primeiros a ler, e à medida que amadurecem, eles precisam da Palavra de Deus implantada em seus corações. Se eles tiverem lido e memorizado as Escrituras, eles serão mais capazes de filtrar a verdade da mentira.

Personagem 
Que tipo de personagem o livro destaca e promove? Por exemplo, se um dos personagens de um livro diz uma mentira, há uma consequência, ou é a mentira dispensada ou mesmo encorajada? Este problema não necessariamente descarta um livro, mas é um fator a considerar. Como são tratadas as questões de moralidade? Será que glorifica o pecado de alguma forma?

Eu enfrentei este problema recentemente em minhas próprias seleções de livros para o meu filho. Porque ele adora mistérios, eu pensei que ele poderia gostar de ler o clássico Sherlock Holmes. Não sabia muito sobre ele, pois eu nunca o li. Mas depois de ler as primeiras páginas, ele me fez perguntas sobre o comportamento do personagem: "Mamãe, o que é a cocaína?"; Eu percebi que não era apropriado para ele, principalmente porque ele tem oito anos e é muito imaturo para avaliar o conteúdo por conta própria.

Outro exemplo vem dos clássicos livros Hardy Boys. Tanto o narrador e também os principais personagens tiraram sarro de um amigo com excesso de peso. Na verdade, cada vez que o amigo é mencionado nos livros, ele é descrito usando apenas um adjetivo conhecido para descrever o seu peso. Isso é algo que eu converso com meu filho. Falamos sobre a intenção do autor e como Deus quer que nós encorajemos os nossos amigos, e não o contrário.

Literatura 
É boa literatura? Ele usa palavras que ajudam a criança a aprender vocabulário novo, ou são banais, palavras cotidianas? Muito do que hoje está escrito, está escrito para vender, não necessariamente porque é boa literatura. Mesmo para os primeiros leitores, há uma diferença entre o Dr. Seuss e livros baseados em personagens de desenhos animados populares. Bons livros enriquecem o vocabulário das crianças, esclarecem a sua imaginação, aumentam os seus conhecimentos e incentivam o seu desejo de ler.

Leia Junto 
Para qualquer livro que você não sabe se pode confiar totalmente, leia em família. Desta forma você pode parar e discutir quaisquer questões ou preocupações. Leitura em conjunto também é benéfica para o desenvolvimento de seu relacionamento em família, aproveitam o tempo juntos e fomentam o crescimento do seu filho na fé. Tony Reinke diz o seguinte sobre a leitura em conjunto:
“Ler em família permite que os pais lerem (falarem) sobre o pecado e o mal, bondade e beleza – e as pausas ajudam as crianças a interpretar essas realidades à luz das Escrituras. Desta forma, os livros de ficção (mesmo os não-cristãos) oferecem aos pais uma forma de treinar e preparar os filhos para enfrentar situações da vida real, as atitudes pecaminosas e os pensamento mundano. Em última análise, podemos usar livros para mostrar aos nossos filhos onde uma cosmovisão bíblica e uma cosmovisão mundana se conectam ou colidem.”

Ajudar seu filho a aprender a ler com discernimento é um dos melhores presentes que um pai pode dar. Dar uma sólida base bíblica e visão de mundo é a chave. Ao invés de alimentar seus livros infantis para mantê-los ocupados, escolher os livros que alimentam o seu coração e a alma. E como C.S. Lewis uma vez disse: "uma história infantil que só pode ser apreciada por crianças não é nem uma história boa para crianças."

Christina Fox é uma conselheira de saúde mental licenciada, bebedora de café, escritora, mãe e professora em casa de seus filhos, não necessariamente nessa ordem. Ela vive com o marido há dezesseis anos e dois meninos no ensolarado sul da Flórida. Você pode encontrá-la e compartilhar de sua jornada na fé em www.toshowthemjesus.com e no Facebook, em https://www.facebook.com/ToShowThemJesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário