sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Tenho que exigir perdão de meu filho?

Por Wilkin Jen
Traduzido por Aeliton Lopes
Título original: Should I Make My Child Apologize?
 

Frequentemente pais me perguntam se é errado exigir de seus filhos que peçam perdão quando eles são desrespeitosos ou desobedientes. Normalmente, eles (os pais) estão preocupados se poderiam estar treinando seu filho a mentir. (Eles pensam:) Não seria melhor esperar para que a criança se desculpe por conta própria quando sente genuíno remorso, ao invés de apenas repetir um pedido de desculpas que foi ensinado?

É definitivamente louvável querer que seu filho fale e aja apenas por motivos certos. E sim, a obediência divina vai além de apenas dizer as palavras certas; obediência piedosa é ações certas mais motivos certos, fazendo as coisas certas pelas razões certas.

Mas como a obediência divina é instigada? Como é formada? A resposta pode surpreendê-lo. Ao contrário dos adultos, que normalmente aprendem pelo raciocínio, as crianças aprendem fazendo. Adultos normalmente devem ser convencidos de que uma ação é correta antes que eles exerçam-na. As crianças, por outro lado, aprendem a executar a ação correta antes de serem racionalmente capaz de avaliar a razão pela qual está correta. Fazer a coisa certa, na verdade, antecede entender por que isso deve ser feito.

Pais compreendem intuitivamente e emprega este "treinamento verdadeiro" com crianças em diversas áreas:
  • Nós os treinamos na linguagem de cortesia antes que eles desejem o ser cortês (por favor”, “desculpem-me”).
  • Nós os treinamos na linguagem de gratidão antes que eles desejem ser gratos (“obrigado”).
  • Nós os treinamos na linguagem de respeito antes que eles desejem ser respeitosos (“senhora, senhor, a senhora”).
  • Nós os treinamos na linguagem da oração antes que eles desejem orar ("Deus é grande, Deus é bom," Oração do Pai Nosso).
Em suma, nós ensinamos nossas crianças a linguagem que eles precisam interagir com outros bem antes de terem qualquer conceito real do porquê esse tipo de linguagem é necessário e bom.

Devido a isso, eu gostaria de responder à pergunta: "Devo fazer meu filho pedir perdão?" com um enfático "sim". Se fielmente equiparmos nossas crianças com a linguagem de cortesia, gratidão, respeito e oração, por que não também equipá-los com a linguagem do perdão? Não é igualmente importante que eles saibam? Como treiná-los a desculpar-se incentivaria a mentir mais do que treiná-los a dizer "obrigado" antes de estarem verdadeiramente agradecido? Não é falta de amor deixá-los verbalmente de mãos vazias diante de uma situação onde o perdão precisa ser semeado?


Crianças são litúrgicas
As crianças são criaturas maravilhosamente litúrgicas: eles adoram a repetição. Isso explica a sua capacidade de desfrutar do mesmo livro ou do vídeo por mais de uma vez, seu apego a um ritual de dormir ou de um determinado par de meias, a tendência a gritar quando montam um carrossel. As crianças estão aptas para a repetição porque a repetição as ajuda a aprender.

Um pastor não pensaria que sua congregação possui a fé genuína porque eles repetem o Credo dos Apóstolos toda semana. Igualmente, nós pais não podemos pensar que nossos filhos se sentem genuinamente arrependidos só porque eles foram treinadas a dizer: "Desculpe-me." Ainda assim, damos-lhes as palavras certas, confiando pelos motivos certos que o arrependimento virá à medida que amadurecem. 

Assim como a congregação precisa testemunhar seu pastor viver as verdades da liturgia como ele ministra a eles, devemos testemunhar aos nossos filhos a verdade da língua que ensinamos a eles. Crianças que veem os pais genuinamente arrependidos ao pedir perdão quando agiram com injustiça, aprendem rapidamente a fazer o mesmo. Toda vez que pedimos perdão a nossos filhos, damos a eles uma imagem da maturidade. Esse pedido se parece assim: "Desculpe-me eu ter te machucado com minhas palavras. Se eu fosse você eu teria me sentido assustado e triste com o gritou da mamãe . Não é certo falar com você desse jeito. Você é precioso para mim. Eu te amo muito, e eu não quero fazer isso de novo. Eu não honrei a Deus, e eu não honrei você. Estou orando para que Deus me ajude a parar de gritar com você. Você pode me perdoar? "

As crianças mais velhas e o pedido de perdão
Devemos exigir crianças mais velhas a pedir perdão? Quando nossos filhos crescem, eles aprendem o motivo certo para a ação correta. Tornam-se capazes de pedir o perdão sem depender de palavras memorizadas. Uma criança mais velha, que tenha demonstrado arrependimento genuíno no passado, (e já viu esse modelo) provavelmente estará pronto para uma abordagem diferente quando um pedido de desculpas é necessário.
  • "Foi uma grande explosão. O que você acha que precisa acontecer agora?" ["Eu preciso pedir perdão."] "Sim. Você gostaria de fazer isso agora, ou você precisa de alguns minutos para pensar sobre o que você quer dizer?"
  • "Eu acho que você sabe a coisa certa a fazer. Estou orando ao Espírito Santo para lhe mostrar a sua necessidade de perdão. Estamos prontos para falar com você quando você estiver pronto."
  • "Você deveria pedir desculpas à sua mãe. Por que você não para e pensa um tempo sobre o que você quer dizer, e quando estiver pronto, venha dizer a ela como você se sente sobre o que aconteceu?"
E então, sim, esperar por arrependimento genuíno. Se ele for lento para aparecer, você pode precisar de conversas adicionais sobre como perdoar prejudica os relacionamentos, e você poderá precisar de consequências para explicar a questão. Mas uma criança que conhece a segurança de ter um pai que rapidamente se arrepende e perdoa normalmente correm para fazer o mesmo.

Então, sim, exija um pedido de perdão de seu jovem filho. Não deixe que o medo de criar um mentiroso impeça você de treinar seus filhos na liturgia do arrependimento. Seja um modelo de arrependimento piedoso para eles, treine-os fielmente na linguagem do perdão e ore ao Senhor para usar suas palavras e exemplo para trazer genuíno arrependimento em seus corações jovens.

Wilkin Jen é uma esposa, mãe de quatro filhos maravilhosos, e uma defensora para que as mulheres amem a Deus com suas mentes através do estudo fiel da sua Palavra. Ela escreve, fala e ensina mulheres. Ela vive em Flower Mound, Texas. Saiba mais em em jenwilkin.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário